top of page

E se Deus for mau?

E se Deus for mau?

Não sou católico. Respeito quem o seja, no entanto… não sou. Eis o porquê.Sinto que a religião e a existência de um ser superior a todos os outros é algo muito volátil e vago. A primeira pergunta que faço, sempre que penso neste assunto é, o que é esta vontade de encontrar sentido na vida fora dela? Pessoalmente, não consigo encontrar essa necessidade. Acho que a vida, por si só, vale a pena. Poderia alongar-me bastante em relação a este tema, mas acho que se resume a isto.

Estamos aqui, brincamos um bocado, chateamos os nossos pais, rimos um bocado, choramos um bocado, comemos um bocado, bebemos um bocado, dormimos um bocado, comemos mais um bocado, deixamos cá uns miúdos, servimos o nosso país, somos enganados na internet, comemos mais um bocado, e … vamos embora. Agora, se isto não chega!!Para mim, chega perfeitamente! E olhem que não sou rapaz de me contentar com pouco.

Em segundo lugar, a pergunta que me vêm à cabeça é: O que será esta fé tão forte que as pessoas sentem e vivem tão intensamente?

Pois, esta ainda não consegui explicar. Fui batizado, fiz a primeira comunhão, andei e ando numa escola católica, todos os dias entro em contacto com a fé dos que me rodeiam, ando há anos a tentar perceber isto, mas pura e simplesmente não consigo responder a este fenómeno. Parece que vou ter que continuar a tentar!

E, por fim, sendo que todos aqueles que se atreveram a tentar explicar a existência do Santíssimo falharam miseravelmente, ou foram brutalmente destruídos por Kant e, tendo em conta que não temos nenhuma ideia do que Deus é realmente,

e se Deus for mau? Sim! E se Deus for uma mulher lésbica com o cabelo roxo e um piercing na barriga? E se for racista? E se for xenófobo? E, pior, e se Deus for de esquerda? Duvido que os seja a todos, seria um bocado difícil… mas, quem sabe. Conseguem imaginar o trauma que é viver uma vida honesta, calma, discreta, ajudar os outros, dar de comer aos pobres, dar casa aos sem abrigo, ensinar a quem não tem condições para ser ensinado?! E, no final de tudo, Deus é um grandíssimo gatuno, corrupto e malfeitor?! Deve ser duro. É uma hipótese, ou não? Não sei, digam-me vocês! Alguém tem fome?

Este texto foi um mero desabafo, com uma folha de papel, não tem qualquer tipo de intenção ofensiva.

António Guedes de Sousa

Comentários


Post: Blog2_Post

©2020 por Igual ao Resto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page